Eu tava meio em duvida do que colocar em pauta, ate que a pessoa aqui ficou doente semana passada e não pode treinar...
TREINAR DOENTE É UMA BOA IDEIA?
Ja respondo logo de cara: NÃO!
Tive uma virose fidamãe de domingo pra segunda e nem vir trabalhar... E olha que pra eu não vir trabalhar a coisa tem que estar feia mesmo.
Uma das coisas que temos que ter em mente são nossas limitações. Nada me doeu mais que ter que ficar 1 semana sem treinar... Mas foi melhor assim.
Leiam esse artigo do Site Treino Mestre:
Por que você precisa poupar energia quando está doente?
Primeiramente, precisamos entender o que é estar doente. Quando me refiro aqui a este quadro patológico, estou querendo mostrar algo que seja debilitante, que envolva por exemplo, febre (sinal de infecções), mal-estar, dor no corpo e dores acentuadas. Não vou me ater muito nisso, mas no geral, na maioria dos casos estar doente é apresentar um ou mais sintomas como estes.
Quando você adoece, seu corpo entra em uma “batalha” interna, através dos mecanismos de defesa, para combater a doença em questão. Isso vale para todos os casos, seja ela causada por bactérias, vírus ou qualquer outra coisa.
Neste sentido, quando isso acontece, seu corpo passa a dar total prioridade ao combate a este quadro patológico, sendo que grande parte dos substratos energéticos estarão sendo utilizados para esta finalidade.
Todo este sistema imunológico é composto por uma série de situações, que tem ligação direta com o combate as doenças no geral. Além do combate bioquímico, ainda temos outros aparatos para que as doenças sejam minimizadas.
Mas tudo isso consome muita energia e precisa ser a prioridade de seu metabolismo! Sem isso, tanto as funções fisiológicas estarão prejudicadas, como todo o sistema imunológico estará afetado, pela falta dos subsídios básicos para a sua atuação!
Desta maneira, o primeiro ponto a ser destacado aqui é que quando você adoece, todo o seu corpo passa a ter a necessidade de combater tal quadro, o que demanda energia. Esta é a explicação para o fato de que quem está doente, precisa descansar. Se a pessoa está descansando corretamente, acaba fazendo com que as energias de seu metabolismo sejam direcionadas para o combate das doenças, o que torna a cura muito mais rápida!
Qual a relação dos treinos com seu quadro de doença?
De maneira geral, quanto mais intenso ou volumoso for seu treino, mais imunossupressor ele será. O que isso quer dizer na prática? Que se você treinar com qualidade, seu sistema imunológico estará sendo mais solicitado, pois treinos intensos ou volumosos, induzem a uma queda nos níveis de imunidade.
Isso acontece porque quando você treina, inúmeras estruturas (musculares, ligamentares, bioenergéticas, etc.) são fortemente afetadas. Com isso, no período que sucede o final de seu treino, todo o seu sistema imunológico passa a ser altamente solicitado.
Até que o organismo consiga recompor as estruturas, muita energia é solicitada pelo sistema imunológico, para que todos os processos sejam realizados. Desta maneira, se o seu treino estiver sendo mal planejado, você poderá estar tendo problemas de ordem imune. Pessoas que ficam doentes com muita facilidade, mesmo treinando e comendo adequadamente, podem estar tendo problemas com o controle das cargas de treinamento.
Mas voltando a falar do quadro de doença, como já expliquei acima, o treino intenso ou volumoso é imunossupressor. Se você já estiver doente, o quadro será muito mais complexo. O sistema imunológico já estará em déficit, pois ele está ocupado com a doença. Se você treinar, irá sobrecarregar ele ainda mais. O resultado? Seu treino será muito pouco efetivo e você irá demorar muito mais tempo para ficar 100% de novo!
Leia todo artigo aqui:
Se cuidem! Sei como é difícil ficar sem treinar, mas melhor conseguir recuperar o físico em teinos do que recuperar a saúde com medicamentos. Vamos com calma.
Lances da semanas:
Semana retrasada:
2x Pilates e 5x Academia
Semana passada:
De molho, me recuperando de uma virose. Confesso que fiquei tentada a fazer pelo menos uma esteira, mas me proibiram kkkkkkkkk.
Essa semana:
1x Pilates e 5x Academia.
E a felicidade de quem ganhou 700 gramas de massa muscular?
Interessante que percebi que estou conseguindo levantar pesos maiores e a dificuldade de forças nos braços deu uma leve melhorada. Pouca, mas deu. Passo gigantesco! Festa!
No demais, estamos indo. Até a próxima!
Beijos!
0 Marcando Presença!:
Postar um comentário
Fique à vontade pra comentar!
Obrigada!