quinta-feira, 23 de junho de 2022

RECEITAS

E ai seus lindo! Resolvi compartilhar com vocês algumas receitas que costumo fazer no meu dia a dia. Adianto que são receitas fáceis, porque sim kkkkkkkkk.

OBS: Todas as receitas aqui são testadas e aprovadas pela Masterchef Carla Alquati, que aliás, sou eu. 


(OU PUDIM DE CHIA)



-1 xícara (chá) de aveia em flocos

-2 colheres (sopa) de chia

-1 garrafinha de leite de côco (logo abaixo coloco as variações)

-1/2 garrafinha (do leite de côco) de água.

-Gotas de essência de baunilha

PREPARO: Misturar tudo e colocar na geladeira por, no mínimo, 4 hrs (e manter por lá). Usar somente pote de vidro com tampa. 

Eu sempre faço de um dia para o outro. Dura uns 5 dias na geladeira.

VARIAÇÕES: no lugar do leite de coco vc pode colocar iogurte natural ou grego (um pote, mas sempre coloque após meio pote de leite ou agua); ou 1 1/2 xícara leite comum (integral, semi ou desnatado); ou 1 1/2 xícara de leite de soja ou leite vegetal; ou 1 1/2 xícara de água. 

Caso prefiram preparar potes individuais, dá pra ir no olho também, mas pra mim é mais fácil preparar a porção toda pra não deixar nada aberto na geladeira. 

Como podem perceber, tem muitas opções nas variações. Procure seguir a receita certinha pra ele ficar bem consistente. 

COMO CONSUMIR: Pode ser gelado, frio ou quente, como vc preferir. Como faço dieta com restrição de açucar, eu como com gotas de adoçante. Mas você pode preparar potes com essa mistura e acrescentar geléias, frutas frescas, granola, côco ralado, iogurte, mel e o que mais sua imaginação permitir. 

BENEFÍCIOS: 

*Regula o intestino: “por ser uma preparação com bastantes fibras solúveis e insolúveis, ela ajuda na formação e na consistência do bolo fecal. Com isso, auxilia a regulação do trânsito intestinal. Mas lembre-se: para usufruir desse benefício, é importante ter o consumo diário ideal de água”.

*Dá saciedade: “as fibras utilizadas formam um gel no estômago, principalmente quando usamos a chia hidratada. Isso proporciona uma mastigação mais lenta e, por consequência, oferece mais saciedade”.

*Reduz o colesterol: “as fibras presentes nessa receita, principalmente a aveia, que contém betaglucana, agem como se fosse uma ‘vassourinha’, reduzindo a absorção dos ácidos biliares, que é a matéria-prima para a produção de colesterol no organismo”.

*Auxilia no emagrecimento: “dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, é uma refeição que contribui para esse objetivo por fornecer bastante saciedade”.

*Praticidade: “para quem se organizar e conseguir deixar pronto, o overnight serve como uma opção prática tanto pro café da manhã quanto para o da tarde. Isso porque, dentro da geladeira, em um pote de vidro bem tampado”, finaliza a nutricionista.

EU: Eu amo mingau de aveia... Quando descobri essa receita que não precisava ir ao fogo, juntei o útil ao agradável (e mais a preguiça de ir pro fogão fazer o mingau kkkkkkkk).




-1 xícara (café) de milho de pipoca

-3 colheres (sopa) de agua

-Sal à gosto.

PREPARO: Colocar os ingredientes numa vasilha de vidro, tampar ou com tampa própria pra microondas ou com filme plástico (fazer vários furos pra sair o vapor). Colocar 7 minutos na potência alta e assim que começar a estourar ficar de olho. Quando os estouros quase pararem, desligue pra não queimar. Pronto.

Pra quem pensa que pipoca é só adereço alimentar, se liga nisso.

BENEFÍCIOS:

*Ela é rica em fibras e polifenois, que são antioxidantes e agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol. Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B, manganês e magnésio, presentes principalmente na casca.

EU: "Ah, mas hoje tem pipoqueira etc etc bla bla bla". Sim, mas se a pregui dominar faz no micro mesmo e boa. kkkkkkkkk. 

Só não exagera que esse trem é carbo e nada de lascar óleo ou manteiga em exagero, caso prefira com. 



-1 ovo

-2 colheres (sopa rasa) de farelo de aveia

-1 banana média amassada

-1 colher (café rasa) de fermento em pó

-Gotas de essência de baunilha

-Adoçante líquido

PREPARO: Numa caneca grande bata bem o ovo, acrescente as gotas de adoçante, o farelo de aveia, a banana amassada, gotas de baunilha e o fermento em pó. Bata bem com um garfo a cada adição. 2 minutos no microondas na potência alta.

Você pode por mel ou pasta de amendoim assim que estiver pronto, ou comer puro.

BENEFÍCIOS DA BANANA:

*Previne doenças cardiovasculares. ...

*Ajuda nas funções cerebrais. ...

*Auxilia o bom humor. ...

*Melhora o sono. ...

*Traz energia para o corpo e reduz cãibras.

*Aumenta a saciedade e contribui com a perda de peso. ...

*É benéfica para o sistema digestivo.



-2 ovos batidos

-2 colheres (sopa) de farelo de aveia

-1 banana média em rodelas

-Gotas de baunilha

-Adoçante líquido

PREPARO: Untar uma frigideira anti aderente com um cisco de manteiga ou azeite e colocar a massa da panqueca, "fritando" dos 2 lados. Polvilhar canela assim que estiver pronto.



-500 grs de carne moída ou frango moído (até o momento só fiz com o frango)

-4 colheres (sopa) de farelo de aveia

-1 cenoura ralada

-3 dentes de alho

-Salsinha e cebolinha

-Sal à gosto.

PREPARO: Ralar a cenoura no processador e reservar. No mesmo processador triturar o frango ou a carne (o frango eu pego o peito, corto em pedaços e trituro no processador). Acrescentar a cenoura, os alhos, cebolinha, salsinha e sal e triturar tudo novamente. Qdo tiver tudo bem misturado, moldar como hamburguer normal (eu tenho a moldeira, mas pode ser na mão). Embalar um a um com plastico e congelar. Pra "fritar" eu dou uma pincelada numa frigideira anti aderente com azeite e coloco o hamburguer congelado ou pode ser no forno e tb na Air Fryer.

BENEFÍCIOS PEITO DE FRANGO:

Ele é rico nas vitaminas A e dos complexos B, C, D, E e K, além de contribuir para fortalecer o organismo e gerar mais energia, assim como aumentar a imunidade e controlar os níveis de colesterol. Excelente proteína animal.

EU: Eu geralmente como como mistura. Muito bom!




Para um copo grande de suco:

-1/4 de maçã com casca (é uma maçã dividida por 4)

-1/4 de limão sem casca (pode deixar a parte branca, mas não deixe nada com a parte verde)

-1 rodela de um dedo (de largura) de gengibre

-1/2 fatia de um dedo (de largura) de abacaxi

-Hortelã à gosto

-1/2 punhado de couve picada.

PREPARO: Colocar um pacote congelado no liquidicador com 200 ml de água e colocar adoçante ou pode ser sem mesmo. Bater bem. Você pode coar ou não, fica a seu critério. O meu eu tomo coado, já o marido prefere sem coar.

EU: Eu faço pacotes separados pra cada porção dessas e congelo em saquinhos. Tem que ser tudo fresco. 

E muito ao contrário do que os outros falam, não é detox. É suco verde.

NOTA: como eu faço 2 sucos todo dia, eu dobro as quantidades pra congelar. O marido ama esse suco, principalmente qdo ele bebe no dia anterior. Ele fala que é bom pra ressaca kkkkkkkkkk. Zé Manguaça). 

Tomo todos os dias em jejum. 




-2 ovos batidos

-2 colheres (sopa) de farelo de aveia

-2 colheres (sopa) de água

-1 colher (café) de fermento em pó.

PREPARO: Misturar tudo (pode ser feito num prato normal mesmo) e levar ao micro na potência alta por 3 minutos. 

EU: Você pode comer quente (eu coloco um pouco de manteiga ou requeijão light) ou esperar esfriar e colocar numa sanduicheira e tostar com queijo, requeijão ou o recheio que preferir). 





0 Marcando Presença!:

Postar um comentário

Fique à vontade pra comentar!

Obrigada!

Layout por Flavinha Garota de Aquario.