quarta-feira, 31 de março de 2021

DIÁRIO DE UMA EX GORDINHA - CAPÍTULO 54

Voltei! Correria da vida, mas eu também estava bolando o nosso assunto de hoje. E esse vem a calhar.

MENOPAUSA

"Mas eu nem penso nisso ainda! Sou muito nova!" Mas deveria pensar. A prevenção é o melhor remédio.

Quando falamos de emagrecimento, de vida saudável, de se manter em forma, não significa que você está somente visando o momento, mas ter em mente que a velhice chega e com ela a caquice da idade (caquice de caco mesmo kkkkkkkkkk). No meu caso eu visei problemas nos joelhos e uma genética "braba" da família de coluna e dores nas pernas. Fora uma diabetes, porque muito provavelmente eu estava caminhando pra isso. 

E aí, junto com os enta da vida, chega a menopausa. Mulher não tem sossego mesmo... Enfim, eu to com 5.0 (motor 1970, modelo junho) e por alguns sintomas talvez essa disgramenta ta chegando pra mim. O inchaço e fluxo há mais de 1 mês, diariamente, me faz pensar se a dita não ta chegando. Por enquanto não tenho sentido os calores, amém, mas tudo leva a crer, porque: viajei em setembro de 2020 pra Avaré; depois o fim do ano; após fui pra Bahia. Começo do ano recomeço com força total a dieta pra engordar tudo de novo nas férias e final de ano, mas esse ano a coisa deu uma complicada por conta dos sintomas mencionados. Tanto que esse mês de março eu estou num projeto chamado PhysicalD (Treino da Doida) que visa uma tentativa de acertar esses kilitos a mais que não querem sair. Caso não saiam, o problema e a dita cuja mesmo. 

Então eu fui procurar o que a menopausa causa em nosso corpo.

Menopausa e emagrecimento: diminuição do metabolismo dificulta perda de peso

(E vem chumbo grosso!)

A menopausa é causada pela queda na produção ovariana dos hormônios estrogênio e progesterona. É a transição que encerra os anos férteis e representa uma nova experiência individual para a mulher. Esse declínio hormonal pode levar, em maior ou menor grau, a mudanças nos níveis de energia, memória, saúde dos ossos, perda de massa muscular, na saúde do coração e alterações emocionais.

(E aqui aquilo que falei acima, sobre alimentação preventiva:)

Uma boa alimentação e pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar muito na manutenção da boa saúde e bem-estar nessa nova fase.

A melhor recomendação de dieta possível é aquela que vai de encontro às demandas do corpo na menopausa. Mulheres ocidentais e orientais costumam ter experiências bem diferentes na menopausa e acredita-se que seja consequência dos hábitos alimentares influenciados pelos costumes e culturas diferentes.

(E aqui o tiro de misericórdia que nos faz sentar e desanimar:)

As mulheres na menopausa têm mais dificuldades para emagrecer devido à diminuição do metabolismo, que acontece principalmente por causa da perda gradual de massa muscular. Além disso, as variações hormonais típicas desse período podem levar a alterações emocionais com consequentes mudanças no padrão alimentar, já que comer não é só um ato físico, mas muito emocional.

Nesse momento eu pensei: "e agora? Desisto? Paro? Danço a Macarena, me transformo em um Power Ranger, ou o que"? Na mesma hora respondi: "Continuo com o mesmo propósito. Nada de parar".

Ponto, resolvida a questão.

Segurar o tchan quando temos depressão, pânico e crise de ansiedade - OK!

Segurar a barra quando vem o desânimo pra treinar: OK!

Segurar o trem quando você viaja na batatinha do fim de semana: OK!

Então por que não posso segurar essa coisa quando ela vier? Não to voando até agora pra pousar do nada e estabilizar no chão. Não mesmo!!! Assim que realmente o caso se concretizar, vou procurar ajuda profissional, ou seja, minha chefa nutri! kkkkkkkkkkk.

Enquanto isso to firme e forte no Projeto e lidando perfeitamente com toda a adversidade. Nâo é a toa que tenho um planner no celular kkkkkkkkkkkkk.

Vamos na fé!




Lances das semanas:






E como todos sabem, fui pra Porto Seguro e já fui doida pra fazer esse chapéu... Amei!




Por hoje é só, povo! Beijos e fui!












0 Marcando Presença!:

Postar um comentário

Fique à vontade pra comentar!

Obrigada!

Layout por Flavinha Garota de Aquario.